Histórico


Sejam bem vindos a Escola SENAI. 


Tradicional em sua história e localizada em uma das primeiras regiões industrializadas no Estado de São Paulo, principalmente com fábricas de fiação e tecelagem, metalúrgicas, cerâmicas etc., Itu apresentava desde o início do século XX, forte demanda por mão de obra, levando a sociedade empresarial local, solicitar a implantação de uma escola SENAI nesta cidade.


A Escola SENAI em Itu iniciou suas atividades a 15 de Janeiro de 1947 em regime de comodato no Instituto Borges de Artes e Ofícios, onde funcionou por 25 anos, até ser transferida para o prédio onde funciona atualmente. As ocupações ministradas eram: Ajustagem, Tornearia e Marcenaria.


Em 1972, já em prédio próprio, à Avenida Goiás, nº 139, bairro Brasil, ocupando um terreno de 19.449 m2, com 4.529 m2 de área construída, as ocupações ministradas passaram a ser: Mecânica Geral, Eletricista de Manutenção, Marcenaria, extinta em 1975 em função de mudanças no mercado de trabalho da região e da baixa procura e Mecânica de Automóveis, extinta em 1998 pelos mesmos motivos.


Visando atender a diversidade da demanda industrial nos municípios de Itu, Cabreúva, Porto Feliz e Salto, constituintes de sua área de abrangência, atualmente a escola dispõe de Cursos de Aprendizagem Industrial – CAI nas ocupações de Almoxarife, Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, Mecânico de Usinagem, Mecânico de Usinagem em Máquinas Convencionais, Mecânico de Manutenção e Pedreiro Eclético


Nos municípios de Cabreúva, Porto Feliz e Salto, a unidade mantém convênios assinados entre o SENAI-SP e órgãos públicos ou entidades onde utiliza a infraestrutura local para a realização de cursos de aprendizagem através do programa SENAI Escola de Vida e Trabalho – EVT, nas ocupações de Almoxarife, Assistente Administrativo, Costureiro de Máquinas Industriais, Eletricista Geral e Mecânico Geral.


Tanto em Itu como em Cabreúva, Porto Feliz e Salto são oferecidos cursos de Formação Inicial Continuada – FIC nos períodos vespertino, noturno e aos sábados, com uma série de programas estruturados em itinerários formativos que visam atender as demandas de iniciação, qualificação, aperfeiçoamento e especialização de mão de obra para as indústrias da região. Nessa mesma linha, a fim de atender necessidades pontuais das empresas, podem ser desenvolvidos programas sob medida, com especificações definidas exclusivamente.


Em 2008, a unidade passou a ofertar o curso Técnico em Mecânica articulado com o ensino médio no SESI no período da manhã e, no período da tarde, para alunos oriundos da comunidade. Em 2009 iniciou o curso Técnico em Eletroeletrônica nesses mesmos períodos, estendido a partir de 2012 para o período noturno. Nesse ano, também foi implantado o Curso Técnico em Eletromecânica e em 2014 o curso Técnico em Informática, ambos no período noturno.


Em constante preocupação com o desenvolvimento da melhoria dos seus produtos e com os avanços expressivos na qualidade de seus processos de gestão, em junho de 1999, a unidade conquistou o status de Centro Modelo de Educação Profissional – CEMEP na categoria Bronze conforme critérios baseados no Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ. Desde outubro de 2003 a unidade está certificada e atende aos processos da norma NBR ISO 9001. Visando sistematizar a gestão ambiental, a partir de 2007 iniciou ações para redução do impacto ambiental de seus processos.


Pioneiramente, a unidade realiza, desde 1996, o atendimento especializado a pessoas com deficiência – PcD’s física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla, desenvolvendo ações de inclusão destes nos programas de educação profissional do SENAI e consequentemente no mercado de trabalho em atendimento ao decreto 3298/99. Como suporte às necessidades das empresas para o cumprimento dessa legislação, a unidade oferece serviços de assessoria na inclusão de pessoas com deficiência em âmbito nacional, registrando atendimentos em 21 estados da Federação. Dentre essas ações, desenvolve metodologias de ensino, pesquisa e inovação tecnológica, adaptação de equipamentos, levantamentos estatísticos, análise e adequação de postos de trabalho, sensibilização de funcionários e qualificação profissional de PcD’s.


No desenvolvimento de Produtos Tecnológicos, a unidade se notabilizou pela conquista de importantes prêmios em eventos como o INOVA Senai estadual em 2013, 2015 e 2016 e INOVA Senai nacional em 2014 e em 2016; Prêmio TOM em 2014; Prêmio CBSSI em 2014; Prêmio Acelera Startup em 2014; Prêmio Objeto Brasil em 2016; e reconhecimento da ONU – Organização das Nações Unidas para o programa Senai – Usina do Pontal de inclusão de PcD’s “Global Award for Good Practices in the Employment of Persons with Disabilities”.


No campo educacional a unidade se destacou com a publicação de uma nova tecnologia na educação de surdos (Avatar Educacional) no congresso HCI da Universidade do Texas – USA.


Face aos novos desafios impostos pela globalização, a escola passou por mudanças estruturais, reformando suas instalações físicas, reequipando seus recursos materiais com novas máquinas, equipamentos, instrumentos e softwares, reestruturando os cursos e programas de formação inicial continuada, reformulando sua metodologia de ensino e de aprendizagem, adequando o perfil de sua força de trabalho, além de estabelecer importantes parcerias com a sociedade local, instituições públicas, empresas e outras unidades do SENAI-SP, visando melhor atender o exigente mercado da região.


Assim, atenta às oportunidades surgidas no contexto de crescimento da economia e o rápido desenvolvimento industrial, a escola, ao longo de sua história, diversificou-se, expandiu-se e consolidou-se.


Diretores da Escola SENAI "Ítalo Bologna"

Pedro José de Camargo - 1947 à1961

Alcindo Ceconelo - 1961 à1964

Benedito Lázaro de Campos - 1964 à1974

José Dário Germano - 1974 à1996

Helvécio Siqueira de Oliveira - 1996 - atual

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar